2004
No passado dia 26 de Julho segunda-feira, pelas 18 horas, foi inaugurado o novo imóvel do Lar Nossa Senhora da Conceição do Soito, propriedade da Santa Casa da Misericórdia daquela Vila, que passa a oferecer aos nossos idosos um serviço da mais alta qualidade numas instalações que respondem aos mais elevados requisitos e que podemos equiparar ao melhor que há neste país.
Com uma área de cerca de 1.200 m2 por andar, o edifício é composto por Cave com garagens, salão nobre, salas de apoio e arrumos, R./chão e 1º andar com 28 quartos, todos dotados de casa de banho privativa, encontrando-se entre eles alguns com equipamento médico auxiliar, semelhante ao que podemos encontrar nas melhores enfermarias hospitalares e ainda alguns do tipo “suite” com quarto e sala de estar.
Esta obra foi construída durante os últimos quatro anos e o seu custo elevou-se a cerca de um milhão e meio de euros
Foi também inaugurada, mas no dia 24 sábado, pelo Sr. Padre António a Capela com mais de 200m2, bela e digna de fazer inveja a qualquer freguesia.
À cerimónia de inauguração presidiu o Sr. Ministro Fernando Negrão, ao qual foi prestada a guarda de honra pelo Corpo de Bombeiros e pela Fanfarra dos Escuteiros, antes foi feita a bênção das instalações pelo Sr. Vigário Geral em representação do Bispo da Diocese e pelo Capelão do Lar Sr. Padre António a que se segui o descerramento da placa comemorativa feita em simultâneo pelo Sr. Ministro e pelo Sr.Provedor.
Estiveram presentes, para além do Sr. Ministro, o Sr. Governador Civil, o Sr. Vigário Geral, o Sr. Director do CRSS, a Sra.deputada Ana Manso, o Sr. Vereador Manuel Alves Rito e demais individualidades da política e da vida social para além de imensos particulares que deram um brilho desusado ao acontecimento.
Após a visita às instalações e ao usar da palavra, o Sr. Provedor aproveitou a ocasião para apresentar o projecto de remodelação do antigo edifício e pediu o apoio e os bons ofícios do Sr. Ministro para a sua aprovação, dado que face aos elevados custos dispendidos com a obra ora inaugurada, a SCMS não tem, por si só, capacidade financeira para levar a termo as obras que se tornam urgentes e necessárias ao bom funcionamento de todo o complexo.
Afirmou ainda que este Lar passa a partir de agora a estar ao nível do melhor que há no nosso país, manifestando-se convencido que de que os nossos idosos terão aqui uma estadia o mais possível digna e merecida.
O Sr. Ministro mostrou-se particularmente satisfeito com o que viu e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Direcção deste Lar, tecendo os mais vivos elogios ao Sr. Provedor pela coragem demonstrada, pela sua cidade de iniciativa, (também em outros sectores da vida económica) e pela visão de futuro ao protagonizar um acto de desenvolvimento numa região por demais carecida de infra-estruturas, congratulou-se ainda pelo facto desta obra ter sido construída sem qualquer apoio Estatal, afirmando como óbvio que se sentiria ainda mais feliz se o seu antecessor tivesse comparticipado este empreendimento em que o Estado tem particulares responsabilidades.
Afirmou que iria estar atento às necessidades verificadas neste sector da assistência a quem mais precisa.
Usou ainda da palavra o Sr. Vereador Manuel Rito que para além de enaltecer a obra e a direcção que a levou a cabo, elogiou também todos os responsáveis pelos restantes Lares do concelho e pela dedicação que entregam ao serviço de quem mais precisa.
Finda a sessão dada por terminada pela Sra. Directora do Lar D. Maria da Conceição seguiu-se um lanche oferecido pela Santa Casa e servido no amplo espaço relvado e arborizado que circunda o Lar e no qual participaram centenas de pessoas.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário